terça-feira, 15 de abril de 2014

Seqüência 5 - Jorge Tadeu



            Jorge Tadeu era taxista há quase quarenta anos. Embora seus carros mudassem com uma rapidez absurda, ele mesmo parecia ser sempre o mesmo. As pelancas não lhe caiam, os cabelos não branqueavam e nem as olheiras roxeavam. Um sedentário, moldado ao assento do carro, o tempo todo pendurado a uma "polsheti" (ela nele, caída pelo ombro, mas era ela que o levava, entendam desde já, ela que o levava), sorrindo com seus dentes separados, um espetáculo do absurdo, bem ali, na frente deles, trazendo no carona uma figurinha pálida, que Tompinhão-Coelho achou que reconhecia de algum lugar.
            (Lance rápido: Tompinhão-Coelho conhecia a figura do ônibus, que quando Furquinha ligou pra ele que era pra voltar pra Macuco e trabalhar no jornal, ele também foi informado de que um tal Darío Vuturuá iria trabalhar com ele. Fuça daqui, fuça de lá, achou o perfil no Facebook de Furquinha, e lá o tal Vuturuá. O sujeito parecia maluquinho, maluquinho. Era um velhinho pinguço com menos de trinta anos. De certa forma, tinha tudo a ver com Macuco. E Tompinhão-Coelho achou estranho quando o viu na fila do ponto de ônibus em Itaboraí, que era um cara igualzinho o tal Vuturuá. E continuou achando estranho quando ele desceu em Cachoeiras e pegou um ônibus pra Friburgo e de lá um na direção de Macuco e desceu em Cantagalo, de forma que Tompinhão decidiu que, ou o cara tinha errado de estação ou não era quem ele tava pensando, e deixou o assunto para lá. Até aquele momento.)
            Os dois roedores, Jorge Tadeu e a figurinha pálida que estava no banco carona subiram para a casa de Pernalonga, que pelo visto só Tompinhão-Coelho sabia como era, porque Jorge Tadeu estava agindo como um turista e o palidinho, coitado, parecia que ia se cagar. Pernalonga ia na frente, dizendo que talvez tivesse de segurar o cachorro, que todo mundo ia poder sentar e coisa e tal pra fumar um, quando teve um choque. Quer dizer, fingiu tomar um choque tentando ligar a luz do poste que tinha na frente da casa.
            Antes de contar como era a casa de Pernalonga, é preciso dizer como se chegava a ela. O terreno do tio de Pernalonga, aquele que tinha sido enterrado naquele dia, ficava para cima de um barranco, pertinho da estrada, de forma que nem ficava mesmo no Morro do Palhaço, e para subir para a casa do tio precisava subir numa escadinha entalhada no barranco, que era uma merda de tão escorregadia (e onde a figurinha pálida quase deu uma rebolada em direção ao chão, mas foi salvo por Tompinhão-Coelho que lhe forçou o braço, dando graçazadeus que já tinha parado de garoar), daí se chegava na casa do tio, que era bonita, com uma varandinha e uma porta dupla de madeira... Só que as chuvas de uns dois anos atrás desceram com parte do barranco e da varanda e da fundação da casa, de forma que o tio só morava na parte de trás, e um pouco acima, numa casa em frente a uma goiabeira carregada cujo cheiro Pernalonga e Jorge Tadeu sentiam e o rapazinho pálido, que naquela altura já tinha se apresentado como Darío Vuturuá, via numa névoa vermelha intensa que se mostrava mais densa que tudo e que de repente clareou, que foi quando Pernalonga tomou o choque ligando o gato que ligava sua casa à do tio. Mas a claridade entrando através do sinestésico vermelho fumacento das goiabas nos olhos de Darío não era problema igual ao choque que Pernalonga reviu seu terreno todo revirado, buracos em toda parte, e que com toda certeza alguém tinha achado a maconha que ele tinha escondido ali.
            “Porra, me roubaram a erva toda.”
            O lamento não era honesto. Pernalonga sabia que, àquela altura, depois de tanto tempo enterrada, toda a maconha estaria mofada. Mas ele não podia resistir à tentação de arrancar alguns cruzeiros daquelas pessoas, na verdade sua verve maconheirística insistia que ele deveria arrancar algum de Tompinhão-Coelho, Jorge Tadeu e aquele rapazinho pálido, o “Uirátua”. Mas não haveria nenhuma dolinha para se vender naquele momento. E, infelizmente, nada para se fumar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário