quinta-feira, 8 de maio de 2014

Seqüência 13 - Darío se concentra



            A concentração de Dario se espatifa como prato em casamento grego. Era como se um carro estacionasse em seu quarto e meio. O cômodo alugado ficava sobre a muito fina lajota de um bar que desde que asfaltaram a rua, passou a fica abaixo do nível da mesma, deixando que qualquer um pouco mais alto só precisasse apoiar-se na ponta dos pés para conferir o que acontecia no quarto – que normalmente não passava de Dario datilografando sem parar – ou fingindo que datilografava, quando na verdade estava a ponto de mergulhar na cama (onde tinha que ficar sentado para escrever – sem encosto para as costas), admitindo para o mesmo Universo de Zacarias, que era impossíncosto para as costas), admitindo para o mesmo Universo de Zacarias, que era imposs sem vel continuar escrevendo. Principalmente que o carro parado ali do lado tinha a porta do motorista aberta, de onda escapava um axé famoso do último carnaval, que já havia tocado o bastante para estar fora de moda, mas que por isso mesmo invadia sem pudores os ouvidos de Dario:

Nêgo, meu nêgo
Cadê aquela nota que cê prometeu?
Você só apareceu
querendo meu rêgo

Meu nêgo,
A conta tá pra vencer, a luz vai apagá
Você disse que ia pagá
Mas só vem aqui querendo ooo

Meu nêgo,
Isso tem que parar, eu não vou gozar,
deixa disso e
tira a mão do meeeeu rêgo!

            A música foi o bastante para tirá-lo do ar. Como reagir?
            Voltar a escrever, agora, só com muita força de vontade. Viver em cima de um bar e andar seriamente inclinado a se embriagar de cachaça todos os dias dos últimos meses não contribuía muito para a força de vontade.
            Dario passou a mão pelos cabelos, num movimento contínuo, da testa à nuca, mas não sem coçar o couro cabeludo durante o trajeto. Impregnado com a música, restou-lhe apelar para uma última ponta que tinha guardado entre as páginas de um livro do Sábato. Ou seria do Burroughs? Ah, sim, ali estava. O verde violentou o muro e as páginas amassaram o diminuto baseado. Em pensamento dedicou aquelas breves tragadas a Ignácio de Loyola Brandão. Amém. Voltou para a máquina de escrever.
            A música que se danasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário